Editorial de Última Hora

O SIS não me mete medo! A mim ninguém me cala!


Aceito todas as contribuições que me sejam enviadas (intelectuais e também monetárias, porque a vida está difícil, eheheh)!


Aqui, não há Censura!


Aqui, a Liberdade de cada um só termina quando começa a Liberdade de outro!


Liberdade com Responsabilidade...


Convido-os também, desde já, a visitar o Arquivo Histórico, onde poderão ler algumas das minhas palavras profética, há longíquos quase 14 anos (anos de 2003 e 2004).



domingo, 23 de janeiro de 2011

PRESIDENCIAIS 2011

SÓ MESMO NUM PAÍS ATRASADO E DE ATRASADOS!!!

Mas justifica-se a estupidez e os problemas que houve com quem tem Cartão de Cidadão?

Sendo Monárquico, não voto em presidenciais, mas só à conta do que tinha visto e ouvido na TV acerca dos problemas que os portadores de Cartão de Cidadão estavam a ter em votar, lá vesti a samarra e resolvi ir constatá-los em 1ª mão!

Por acaso, eu ando sempre com todos os documentos, inclusivé o Cartão de Eleitor, sei igualmente o meu nº de eleitor decor, tal como o de outros documentos e por isso só fui procurar a minha mesa de voto.

Chego lá e entrego o meu Cartão de Cidadão, para votar.

Perguntam-me qual o meu nº de eleitor e eu resolvo fazer-me de parvo e dizer que não sei.

Perguntam-me se tinha o Cartão de Eleitor comigo e resolvo dizer que não.

Ambas as coisas para comprovar os ditos problemas.

Dizem-me que tenho de saber, para saberem qual a minha mesa de voto.

Eu respondo que se o Cartão de Eleitor já não é preciso para votar, não só não sou obrigado a ser dele portador, muito menos de o usar e nem sequer têm legitimidade para mo pedir.

Acrescento aínda que compete a quem organiza as eleições, ter a certeza que TODOS os dados relativos aos eleitores têm de estar nas mesas de voto, que compete a quem vai para as mesas de voto o zelo funcional para garantir que o Cidadão apenas tem de exercer o seu direito de voto, sem demoras, sem obstáculos e sem quaisquer outros procedimentos que não o de obrigatoriamente se identificar.

Responderam-me que não têm culpa, que não têm acesso e nem sequer têm leitores de cartões, pelo que teria de ser eu a ir à Junta de Freguesia ver qual era o meu nº de eleitor, apresentá-lo na mesa, confirmarem os dados e assim poder votar.

Aínda me perguntaram se tinha feito alguma alteração de morada. Respondi que fiz o Cartão de Cidadão há 3 anos, que já votei no mesmo local por diversas vezes, entre Legistativas, Autárquicas e Referendos, sempre naquele local e que nunca antes houve problema, pelo que não via qualquer razão para haver problema agora e que qualquer problema que haja não é imputável a mim e como tal não me cabe a mim resolvê-lo.

E acrescentei de imediato que eu não ia a lado nenhum, que não saía dali sem votar e que, caso não conseguisse votar e tempo útil (faltavam 20 minutos para as 19h00), impugnaria de imediato a contagem, por me ter sido vedado o exercício do meu direito de voto. Mais, como Cidadão, apenas me compete deslocar-me à Assembléia de voto da minha área de Recenseamento Eleitoral e votar! Tudo o mais, compete a quem organiza as eleições, aos funcionários da Junta de Freguesia e/ou aos vários representantes/delegados devidamente credenciados para o efeito e que, como tal, se eles quisessem, eles que fossem descobrir o meu nº de Eleitor, porque não estando eu obrigado a ser portador do dito cartão nem a saber o meu nº de eleitor, não me compete a mim fazer o trabalho de outros!

Ficaram a olhar para mim com cara de espanto e sem dizer nada.

E como nada diziam, lá tive de ser eu a quebrar o silêncio e perguntar se tinham percebido o que tinha acabado de dizer, que faltavam agora só 18 minutos para o encerramento das urnas e que se preparassem para serem todos identificados para constarem como testemunhas na impugnação das contagens.

Resultado...

Foram chamar uma funcionária qualquer que estava encarregue das várias mesas naquele local (uma tipa com 30 anos, no máximo), que tentou vir com a mesma lenga-lenga das outras, mas quando ouviu as mesmas respostas e que só faltavam 15 minutos para o encerramento das urnas e que também ela iria ser identificada, lá resolveu ser ela a pegar no meu Cartão de Cidadão e ir ela à procura.

Demorou 3 minutos, veio com um papel tipo daquelas rifas da escola que os finalistas costumam vender, entregou-o na mesa de voto e lá me deram o boletim para eu votar.

Como votei, não divulgo, porque o voto é secreto, mas não será muito difícil descortinar, atendendo ao que afirmei anteriormente sobre a minha condição de Monárquico!

Esto acto eleitoral, a forma como decorreu... PALHAÇADA!!!

1- Se o Cartão de Eleitor não é já necessário, por que razão é necessário o nº de eleitor?
2- Por que razão não foram disponibilizados leitores de Cartão de Cidadão para cada mesa de voto, mesmo que apenas temporariamente?
3- Por que razão o Cidadão continua a ser identificado pelo nº de Eleitor, quando o respectivo cartão já não é necessário?
4- Está previsto o Voto Electrónico. Porque é que aínda não foi implementado?
5- Porque é que quem tem leitor do Cartão de Cidadão, não pode aínda votar em sua própria casa, com todo o conforto e comodidade?

Depois queixam-se da abstenção, os grandes hipócritas e mentirosos!!!

Se eles quisessem realmente resolver o problema da abstenção, há muito que isto tudo poderia estar resolvido.

Até no Brasil, lá na vastidão da Amazónia, o voto electrónico funciona e não há falcatruas nem intrusões nem violações de sistema, etc. Não é possível fazer cá? Claro que é! Apenas não querem!

E não querem porque simplesmente não querem perder os tachos!

Quanto ganha cada pessoa que está numa mesa de voto? E cada delegado? E os funcionários? E os polícias contratados em regime de Gratificado?

E quanto cobram os responsáveis de cada local onde decorrem as votações, pelo aluguer do espaço?

Isto já para não falar nos outros parasitas dos aparelhos dos partidos que têm sempre o seu tacho garantido, bastando para isso uma X percentagem de votos.

Ora, o que acontece é que eles vão sempre lá todos, votar neles próprios! Quanto mais gente fôr votar, pior para eles, pois a percentagem torna-se muito mais difícil de obter.

No dia em que toda a gente fôr votar e vote naqueles partidos que só se ouve falar quando aparecem nos tempos de antena, aí começa a acabar-se a mama, os tachos, os parasitas, os tachistas, etc!

Mais uma razão para o voto ser OBRIGATÓRIO! Tudo o resto neste País é obrigatório e só o voto não é? Claro... Interessa-lhes que assim seja!

Mas uma coisa também se pode concluir... Quem abdica de um seu direito e não o exerce é porque entende que não precisa desse direito. Não lhe faz falta e nem sequer lhe é importante!

Assim sendo, quem não vota é porque não gosta de eleições nem de votar. Conclusão? Quem não vota prefere uma Ditadura!

E, já agora, aproveito para lançar uma questão na qual se deve reflectir...

Se mais de 50% da População Votante se abstém, quer dizer que mais de metade da População está contra todos.

Se o vencedor das eleições, mesmo que tenha uma percentagem de 60% dos votos contados, não tem a confiança da maioria da População, que legitimidade tem ele para exercer o cargo?

É que esses 60% não são 60%, são bem menos!

Vamos arredondar números para ser mais fácil...

10 milhões de votantes.

5 milhões não votam.

O vencedor obtém 60% dos votos.

Quer dizer que obtém 60% de 5 milhões, ou seja, obtém 3 milhões de votos. O que quer dizer que 7 milhões de votantes não o elegeram. Ou seja, esses 60%, são na realidade apenas 30% dos votos e 70% da População Votante NÃO ELEGEU esse candidato!

Que legitimidade democrática tem esse candidato para execer o cargo e o mandato para o qual NÃO foi maioritariamente vencedor, logo NÃO foi verdadeiramente eleito???

Mais uma razão para o voto ser OBRIGATÓRIO!!!

2 comentários:

Nuninhuu disse...

Desejo agradecer profundamente ao (deputado!?) Hugo Costeira o facto de, sem que antes o tenha lido, ter apagado o email que vos foi enviado tecendo considerações e relatando factos testemunhados na primeira pessoa por um Cidadão Português, nas Eleições Presidenciais do passado domingo!

Fico assim absolutamente esclarecido sobre o tratamento que o Grupo Parlamentar do PSD dá às questões e preocupações que lhe são enviadas por qualquer Cidadão Português, que é suposto representar!

E mais... Tendo acesso à conta de email da Direcção do Grupo Parlamentar do PSD, mais grave se torna, por ser em sua representação! Sr. Deputado Miguel Macedo... São estas as suas orientações aos membros do seu Grupo Parlamentar e da sua Direcção?

Esta questão, aviso já, vai ter a resposta adequada da vossa parte, porque exijo os eclarecimentos cabais sobre a razão pela qual o email em questão foi apagado sem ter sido lido! Até, porque, dada a gravidade da situação, EXPOREI PUBLICAMENTE este acto do tal Hugo Costeira, que não sei quem é nem consta como tal em qualquer listagem de deputados!

Como Cidadão que sou, relembro que todo e qualquer Deputado é eleito para me REPRESENTAR! É com o dinheiro dos meus impostos que os seus chorudos ordenados, ajudas de custo, despesas de representação, etc, etc, etc, são pagos!

Como tal, não apenas mereço como EXIJO respeito! Ao contrário, foi-me dado DESPREZO!

Aqui ficam as provas:


A sua mensagem

Para: Hugo Costeira
Assunto: PRESIDENCIAIS 2011
Enviado: domingo, 23 de Janeiro de 2011 21:34:26 (UTC) Meridiano de Greenwich: Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres

foi eliminada sem ser lida em quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011 14:40:30 (UTC) Meridiano de Greenwich: Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres.

From: Direcção GPPSD
To: Nuno Barbosa
Sent: Thursday, January 27, 2011 2:41 PM
Subject: Não lido: PRESIDENCIAIS 2011


A sua mensagem

Para: Direcção GPPSD
Assunto: PRESIDENCIAIS 2011
Enviado: domingo, 23 de Janeiro de 2011 21:34:26 (UTC) Meridiano de Greenwich: Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres

foi eliminada sem ser lida em quinta-feira, 27 de Janeiro de 2011 14:40:01 (UTC) Meridiano de Greenwich: Dublin, Edimburgo, Lisboa, Londres.

Exijo um pedido de desculpas pelo facto, bem como exijo que me sejam dados os esclarecimentos acima explicitados!

Nuninhuu disse...

Face à reclamação anteriormente exposta, é de justiça que se publique também a resposta do visado.

From: Hugo Costeira
To: XXXX XXXXXXX
Sent: Thursday, January 27, 2011 7:03 PM
Subject: RE: Não lido: PRESIDENCIAIS 2011

Ex.mo Senhor,

Pelo mal-entendido do ter apagado o seu email sem o mesmo ter sido lido, deixe-me explicar o seguinte:

Os seus contributos são enviados (por si) para o email “geral” (gp_psd@psd.parlamento.pt); existe um reencaminhamento deste emails para o meu email pessoal de trabalho aqui no Grupo Parlamentar e eu faço uma triagem de acordo com a minha orientação de trabalho. Logo, por questões profissionais e técnicas, os mesmos são duplicados, motivo pelo qual são apagados sem serem lidos.

Assim, se reparar, os seus emails são sempre lidos por mim (e outras pessoas), mas apago-os da minha conta pessoal já que os leio na conta “geral” do Grupo Parlamentar. Essa é a informação que recebe.

Agradeço assim que não interprete desse forma a mensagem que recebe, pois os seus emails são sempre lidos, e apagados sempre que são duplicados.

Grato pela atenção.

Com os meus cumprimentos,
Hugo Costeira
Grupo Parlamentar do PSD
Gabinete do Cidadão

Assembleia da República
Palácio de S. Bento
1249 - 068 Lisboa
N.º Verde: 800 205 156

Telef.: (+351) 213 917 532 Fax: (+351) 213 917 443


A essa resposta, há que também fazer a seguinte clarificação:

Na sequência do email anterior enviado em que reclamei do meu email para o Grupo Parlamentar do PSD ter sido apagado sem que tenha sido lido, após o email que recebi do Sr. Hugo Costeira, bem como do seu contato telefónico, porque expuz essa reclamação de forma pública, cabe-me também de forma pública aceitar e divulgar os esclarecimentos prestados pelo próprio Sr. Hugo Costeira, clarificando toda a situação.

No que toca aos esclarecimentos prestados via email, pode o mesmo ser lido na íntegra, tendo apenas sido retirado o endereço de email do Sr. Hugo Costeira (sendo que mesmo no campo de envio do seu email apenas foi deixado o nome, mas foi retirado o código mailto:), conforme solicitação e também de acordo com o próprio.

No que toca ao contacto telefónico, tratou-se de uma conversa mais pormenorizada e aprofundada, francamente cordial e até amigável, em que tudo ficou esclarecido, tendo sido aceites as explicações apresentadas e abordadas até outras questões igualmente pertinentes.

Dado que tinha publicado o email de reclamação em várias localizações na Internet, cabe-me também fazer nessas mesmas localizações, a publicação do conteúdo deste mesmo email, para que quem leu a reclamação, possa também ler a resposta e os esclarecimentos prestados.

Manifesto assim a minha satisfação pelo rápido esclarecimento e resolução deste mal-entendido causado unicamente por falhas ao nível Informático do próprio Sistema Informático do Parlamento (segundo foi possível apurar), a nível da gestão de email, notificações e recibos de leitura.

Agradeço igualmente ao Sr. Hugo Costeira tanto a sua resposta via email, como também e principalmente o seu contacto telefónico, aproveitando igualmente para apresentar as minhas desculpas por qualquer injustiça que involuntariamente possa ter sido causada pela minha reclamação, apesar da mesma não ser da minha responsabilidade, mas sim do sistema informático que me induziu nesse erro.

Em relação às localizações onde tinha sido publicada a minha reclamação, ficam também disponíveis os endereços onde esta clarificação pode ser também lida. Não apenas porque há que cumprir com o direito de Resposta (mesmo para quem não é Jornalista), mas também porque é de Justiça que assim seja feito.



Foram incluídos os endereços dessas localizações (nas quais esta própria se inclui) para que tanto o próprio Sr. Hugo Costeira como o Grupo Parlamentar do PSD possam dos factos ter conhecimento e verificarem que tudo foi devidamente esclarecido e que foi feita Justiça no que à reclamação apresentada diz respeito.

Tudo fica assim esclarecido.